Por Fernanda Alves

Desde que conheci a serra gaúcha, visita-la é sempre motivo de grande alegria. Lá fiz grandes amigos, que me recebem com muito carinho, para bater um papo, comer uma boa comida e degustar muitos bons vinhos nacionais. O Vale dos Vinhedos onde sempre fico, é realmente um lugar muito especial para mim. Belíssimo, calmo, com vinícolas encantadoras e vinhos magníficos. É o lugar para onde vou, sempre que posso, para renovar as energias do corpo e da alma. 


O mundo do vinho é novo para mim. São pouco mais de 06 anos aprendendo, e entendendo como uma bebida pode unir tanta coisa boa a sua volta. Um fato sobre o vinho que aprendi, é que ele sempre será um excelente tema de uma boa conversa entre amigos. E nesta minha última visita ao Vale, fui convidada junto com o Douglas, para participar de uma degustação com um dos vinhateiros que mais admiro e respeito, pela pessoa que é, pelo profissionalismo e também pela incrível qualidade de seus produtos, Vilmar Bettú. E falar sobre vinho com quem faz de maneira tão sublime, como ele, é ter a certeza de que não será somente uma conversa boa, mas um momento de grande aprendizado. Aliás, conheci o que é o vinho degustando um cabernet sauvignon do Bettú. Um começo maravilhoso!!




O início da degustação, como tradição na cantina, ocorre com a degustação de um delicioso espumante brut, sendo o degorgement feito por Bettú no momento de abertura, pois as leveduras permanecem na garrafa para a demonstração do processo da elaboração pelo método tradicional, com a segunda fermentação na garrafa.


A degustação teve a presença de um casal de enófilos de Minas Gerais, que visitavam a região para conhecer um pouco mais da viticultura e enologia brasileira.  Chegamos um pouco mais cedo para bater um papo com o amigo, já que não nos víamos há algum tempo.


Participei de várias degustações feitas por Bettú, e todas são diferentes, com vinhos distintos, mantendo-se a qualidade, que sempre me impressiona.


Ao queridíssimo Bettú, muito obrigada!! Sempre uma alegria voltar e participar de momentos tão incríveis.


Contato: (54)3462-6807 - vilmarbettu@gmail.com