VINÍCOLAS


Periodicamente uma nova vinícola e seus vinhos para que você monte o seu roteiro de visitas e degustações.


VINÍCOLA PETERLONGO


A evolução do vinho e do espumante fino no Brasil se confunde com a história centenária da Vinícola Peterlongo, de Garibandi – RS.


Leia mais...



MILANTINO VINHO FINOS

 

Com grande diversidade, a Milantino proporciona rótulos jovens e envelhecidos, de estruturas e cultivares distintas. É um caleidoscópio de opções que agradam enófilos experientes e iniciantes no mundo do vinho.


Leia mais...


LUIZ ARGENTA - Vinícola Modelo


Visitar a Luiz Argenta é uma experiência mais ampla do que apreciar seus excelentes vinhos, visto se tratar de uma estrutura pensada em cada detalhe de arquitetura e de tecnologia disponível para a vinificação.


Leia mais...



VISITAS ÀS VINÍCOLAS PIAGENTINI E COOPERATIVA GARIBALDI


O professor Vinícius Fornasier, responsável pela disciplina de Vinificações II, levou a turma do 4° semestre a duas vinícolas: Piagentini, do Grupo Décima, em Caxias do Sul – RS e Cooperativa Vinícola Garibaldi, em Garibaldi – RS.  


Leia mais...



TABOCAS – VINHOS FINOS DO ESPÍRITO SANTO


É da cidade de Santa Teresa – ES que surge a primeira vinícola a elaborar vinho fino, o Tabocas, nome em homenagem ao local em que se encontram os parreirais, o Vale do Tabocas.



Leia mais...



VINÍCOLA ADOLFO LONA


Visitar a vinícola Adolfo Lona em Garibaldi – RS foi uma volta ao começo de minha vida enológica. Como ressalto em meu perfil neste blog, degustar os vinhos Baron de Lantier, no começo da década de 1990, elaborados por Adolfo Lona, e constatar que eram tão bons quanto os ótimos vinhos importados que eu conhecia.


Leia mais...



DOM CÂNDIDO – Uma Família dedicada ao Vinho


Sem uma ótima uva, não se faz um grande vinho, e o cuidado que os profissionais da Dom Cândido têm com os vinhedos reflete em seus produtos. Eu pude sentir o orgulho que Daniel teve ao me mostrar as plantações e dizer do cuidado dispensado ao manejo.


Leia mais...



ROTEIRO ENOLÓGICO PARA ENÓFILOS DO ESPÍRITO SANTO


Tive o prazer de receber 12 enófilos do Espírito Santo que vieram à Serra Gaúcha para melhor conhecer os vinhos e espumantes brasileiros. Um grupo experiente, que visitou vinícolas em diversos países e que degusta grandes vinhos de todo o mundo, o que fez desta visita um desafio para mim e para todos que os receberam.


Leia mais...



VINHOS BETTÚ


Uma breve pesquisa na internet revelará denominações como A Lenda Viva do vinho brasileiro e o  Mago dos Vinhos. Esta fama, acredito, decorre do foco que Bettú dá a seus vinhos. É costume os produtores de todo o mundo terem linhas de produtos, como os ligeiros (do “dia a dia”), os de corpo médio e um ou dois exemplares TOPs, complexos, encorpados e de guarda, mais caros. Bettú, por produzir mínimas quantidades de variedades diversas, procura transformá-los todos em TOP, não havendo outra linha. Leia mais...




VINÍCOLA DON LAURINDO


Um dos mais experientes enólogos brasileiros, Ademir Brandelli fundou, junto com seu pai, Laurindo Brandelli, a vinícola Don Laurindo, em 1991, após décadas de produção e comercialização da uva para terceiros ou para elaboração de vinhos para o consumo próprio. Não demorou muito para a Don Laurindo se tornar uma vinícola conhecida e respeitada, com um público consumidor fiel ao seu estilo, similar aos vinhos sul americanos, sobretudo do vinho chileno.  Leia mais...




ESTRELAS DO BRASIL – A ALQUIMIA DO ESPUMANTE


Diversidade e ousadia, assim resumo o trabalho dos enólogos Irineo Dal’ Agnol e Alejandro Alberto Cardozo Rapetti, proprietários da vinícola Estrelas do Brasil, como alquimistas na busca de espumantes que fogem aos padrões mundiais de frescor, corpo leve, aromas cítricos e acidez mais elevada.  Leia mais...



CAVE ANTIGA - Vinhos de um Mestre


O amor pelo vinho e pela sua terra fizeram com que Taffarel aliasse a produção vinícola à restauração de um antigo e lindo prédio histórico, um projeto realizado aos poucos, dado o elevado volume de investimento para recuperar a grande estrutura. Por este motivo a cantina ainda não está aberta à visitação, o que não demorará a acontecerá, espero eu, para a alegria dos amantes do enoturismo.

Leia Mais...


A VINÍCOLA LARENTIS


Quem visita a bela e pequena vinícola no Vale dos Vinhedos, na Linha Leopoldina, em Bento Gonçalves- RS, uma pequena via com diversas cantinas, restaurantes e cafés, conta sempre com a recepção dos próprios membros da família, os quais, sem distinção, são muito alegres e simpáticos, cada um à sua maneira. Leia Mais... 





VILLA BARI – O Projeto de um Visionário


Localizada no bairro Villa Nova, em Porto Alegre – RS, a Villa Bari merece ser conhecida e apreciada. Parreirais e cantina, acompanhados de um empreendimento hoteleiro com 7 apartamentos de luxo, impressionam pela beleza e grandiosidade.


Leia Mais...



VINÍCOLA BARCAROLA – A Arte de um Jovem Enólogo


Os vinhedos e a cantina da família Petroli ficam no Vale Aurora, no Distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, uma região deslumbrante, que mescla mata nativa com vinhedos a perder de vista.


Leia Mais...





VINÍCOLA VALMARINO – AS SURPRESAS DE PINTO BANDEIRA


Falar da ótima qualidade do atendimento do enoturismo na Serra Gaúcha é repetitivo, e os irmãos Marco e Guilherme Salton confirmam a fama. Neste dia, após nos mostrar a cantina, Guilherme nos leva ao varejo para a degustação. A Valmarino, em Pinto Bandeira – RS, é conhecida por enófilos que buscam vinhos e espumantes de qualidade.  Leia Mais...




VINÍCOLA DAL PIZZOL


Localizada no distrito de Faria Lemos, na Rota das Cantinas Históricas, em Bento Gonçalves, a Dal Pizzol é um misto de vinícola e centro cultural do vinho, por conta do trabalho desenvolvido pelos seus proprietários, Antônio e Rinaldo Dal Pizzol. A propriedade abriga o Ecomuseu da Cultura do Vinho, uma grande área verde com lagos e animais silvestres, máquinas antigas usadas pelos antepassados e parreirais com variedades de uvas de diversas partes do mundo.


Leia mais...