Em comemoração ao Mês da Mulher, a Confraria do Espumante de Garibaldi teve uma edição voltada exclusivamente ao sexo feminino. O encontro, que contou com degustação de espumantes e uma palestra sobre a relação do vinho com a saúde da mulher, no dia 31, na Confraria da Tramontina.


A partir das 19h, as convidadas puderam prestigiar a palestra do médico cardiologista, Jairo M. de Souza Filho, que há anos investiga as propriedades do vinho na saúde e, no encontro de ontem, destacou os benefícios da bebida para as mulheres. Monson escreve regularmente para o jornal e guia Vinho&Cia, e é autor de livros e muitos artigos em revistas e periódicos, incluindo o premiado livro “Vinho é Saúde! – 50 respostas para entender por que a bebida de Baco pode fazer bem”, editado pelo Vinho&Cia.

De acordo com o médico, os derivados da uva (vinho, sucos e espumantes) podem, sim, trazer benefícios à saúde da mulher, desde que consumidos moderadamente. Com base em estudos científicos publicados pelo mundo, Monson destacou que os vinhos e espumantes podem auxiliar na manutenção da saúde, no retardo do envelhecimento e no emagrecimento ou perde de gordura, por exemplo.


Após a conversa, foram servidos espumantes Moscatel, Brut e Moscatel Rosé da Cooperativa Vinícola Garibaldi. O diretor de Marketing da empresa, Maiquel Vignatti, abordou a história dos espumantes, as mulheres que fizeram parte da evolução e da popularização da bebida, que é considerada uma das mais nobres já inventadas.  Também reforçou o aniversário de 85 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, além de apresentar as propriedades dos três espumantes, a história e as conquistas da empresa.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, a Confraria do Espumante, criada em 2013, tem contribuído para que garibaldenses e visitantes entendam mais sobre a nobre bebida. "Este encontro reveste-se de grande importância, pois possibilita o acesso à informação e a devida apreciação do nosso produto símbolo, entendendo o papel da mulher neste cenário”, destaca.


A realização da palestra foi da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e contou com o apoio da Cooperativa Vinícola Garibaldi. A ação integrou também o Mês da Mulher, promovido pela Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme), com a participação de diversas entidades de Garibaldi.


Fotos: Gabriele Baruffi