A Serra Gaúcha é a responsável por 85% da produção nacional de vinhos, conforme dados do Instituto Brasileiro do Vinho – IBRAVIN. Com papel destacado está a cidade de Bento Gonçalves, reconhecida como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, sendo a primeira do Brasil a obter a Indicação de Procedência e Denominação de Origem, pelo Vale dos Vinhedos, certificado que qualifica a origem do produto mundialmente.


A cidade sedia a Avaliação Nacional de Vinhos, o maior evento da vitivinicultura brasileira, e o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, ambos credenciados pela Organização Internacional da Uva e do Vinho - OIV e pela União Internacional de Enólogos – UIOE. No Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves ocupa o segundo lugar como destino turístico mais lembrado, conforme a pesquisa Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio

 

Parte crucial neste contexto, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Turismo, busca construir uma agenda com instituições privadas que representam os setores produtivos da cidade. O Trade de Turismo, realizado duas vezes por ano, sob a coordenação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), é um evento que congrega estas entidades com o intuito de se apresentar as ações realizadas e as perspectivas futuras. O primeiro encontro de 2016 ocorreu dia 29/03, no Hotel Laghetto Viverone.


Demonstrando sensibilidade ao valorizar ideias novas, o Secretário de Turismo de Bento Gonçalves, senhor Gilberto Durante, convidou-me para apresentar a Adega do Chamon.  O evento, que contou com a presença do prefeito, senhor Guilherme Pasin, inicia com um farto café, que possibilita uma confraternização entre os presentes. Fato interessante, o café foi pago pelos participantes, ao final do evento, e não pela Prefeitura.


O secretário Gilberto abre o Trade de Turismo com uma explanação dos eventos que ocorreram ao longo do verão, sobretudo relativos à vindima, a programação prevista para os próximos meses, e finaliza com os indicadores que confirmam o avanço da cidade no segmento turístico, e aqueles que precisam ser aprimorados.


 


O prefeito Guilherme Pasin lembrou da escolha da cidade para receber a passagem da tocha olímpica, oportunidade para divulgar a imagem de Bento Gonçalves no Brasil e no exterior. Diz da importância da inauguração do aeroporto municipal para o desenvolvimento econômico e social da cidade, e finaliza enfatizando a necessidade da congregação de todas as cidades vizinhas para fortalecer ainda mais a região. 



Eu fiz uma breve exposição de minha história com a Serra Gaúcha e Bento Gonçalves, e expliquei a estrutura e objetivos do blog Adega do Chamon. Estar no Trade de Turismo teve dois aspectos fundamentais: a divulgação do trabalho a profissionais e empresários formadores de opinião; o reconhecimento do blog pelo mais importante órgão público do turismo de Bento Gonçalves, confirma a seriedade do projeto. Ao encerrar recebi o convite de empresários dos setores vinícola e de turismo de aventura para visitá-los, e como estudante do curso de Tecnologia e Viticultura, tive a honra de receber os parabéns pela iniciativa da Diretora Geral do IFRS – Campus Bento Gonçalves, senhora Soeni Bellé.