O Enófilo Edesio Marques Silva nos apresenta o Tannat Habitat 2011 da vinícola Quinta Don Bonifácio, de Caxias do Sul – RS. Tive a oportunidade de visitar esta vinícola por mais de uma vez, conhecer os proprietários, os irmãos Marina e Gonçalo Libardi, e comprovar o esmero dado à elaboração de seus produtos, da viticultura à vinificação. Com boa diversidade de vinhos e espumantes finos, entre safras e cultivares, e estrutura produtiva que impressiona pelo tamanho, beleza e especialização técnica. A Don Bonifácio se apresenta como mais uma empresa a ser conhecida pelos enófilos que valorizam o vinho nacional.


Com características bem definidas, as quais me agradam, pois respeitam a tipicidade da cultivar, sobretudo por não excederem na sobrematuração das uvas e no uso da madeira, que suprime o caráter varietal, os vinhos e espumantes Don Bonifácio unem complexidade e simplicidade, leveza e estrutura, potência e maciez.


Segundo Edesio, o Tannat mostrou-se um vinho muito interessante, com boa evolução na garrafa, com coloração rubi intensa no centro, com unha/bordas tijolo/granada. Nos aromas, variações ao longo da degustação como tabaco/alcatrão, mantendo a compota de frutas vermelhas, e no paladar, taninos e acidez mediana/equilibrada, pouco alcoólico/lagrimoso, afrancesado, agradável! Harmonizado com arroz carreteiro, da sobra do churrasco do domingão, muito bem temperado com um  belíssimo molho de tomate D'Itália ... saúde confrades!!!