Semana de Imersão no Vinho do Brasil

Publicação: 14/10/2018

Aconteceu em Bento Gonçalves no último mês de setembro a primeira Wine South America, que reuniu amantes do vinho de vários países, e contribui para ampliar a visibilidade do Brasil no cenário mundial vitivinícola. Bela e bem organizada, a Wine S.A. tem a segunda edição confirmada para setembro de 2019.


Atraídos pelas festividades da feira, amigos e parceiros da Adega do Chamon, participantes do Clube de Compras Coletivas e confrades do Projeto de Vinificação em Grupo, aproveitaram para conferir de perto os projetos desenvolvidos no Brasil.  Um dos momentos compartilhados por nós foi a apresentação dos vinhos do Projeto de Vinificação em Grupo da Safra 2018, em elaboração na vinícola Mena Kaho. Seis diferentes castas trabalhadas com dedicação para proporcionar vinhos de alta qualidade: Tannat, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Barbera Piemonte, Merlot e Tempranillo.


Foi muito gratificante falar deste trabalho, e receber as avaliações positivas dos presentes, o que nos motiva a seguir em frente com um projeto que visa contribuir com o crescimento da viticultura nacional, proporcionando aos participantes do projeto acesso ao vinho de vinificação clássica, de boa qualidade e com um preço acessível. O Projeto Vinho Safra 2019 terá mais de 250 participantes, superando o total de 195 membros de 2018.



No dia seguinte fomos à residência do amigo Irineu Dall’Agnol, proprietário da Estrelas do Brasil, em Faria Lemos. Com uma das vistas mais belas da região, fomos recebidos com música  tocada pelo seu filho e com degustação de seus espumantes, conhecidos pela elegância e delicadeza. Muitos brindes e sorrisos marcaram esta manhã!


A visita à vinícola Peculiare Vinhos Únicos contou com degustação dos ótimos vinhos e espumantes elaborados pelo enólogo Ronaldo Zorzi, e com o almoço diversificado da Osteria Del Valle, também na vinícola. Da entrada à sobremesa, tudo feito com carinho para proporcionar ao público uma experiência enogastrômica deliciosa. O prazer de visitar o Vale dos Vinhedos e encontrar tanta qualidade na mesa é enriquecedor.



O jantar no restaurante da vinícola Cave Antiga, em Farroupilha-RS, foi uma festa, continuando a comemoração por estes dias de imersão no mundo do vinho. Apresentada no blog Adega do Chamon, fomos recebidos pelo amigo João Carlos Taffarel e sua filha Natália, jovem engajada em perpetuar os negócios da família. Num ambiente descontraído e alegre, fomos agraciados por pratos deliciosos, vinhos e espumantes magníficos. Que noite, meus amigos!


Para finalizar a semana, a Vinícola Cavas do Vale, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Sempre muito receptivos, os proprietários Irineu e Oscar Brandelli recebem com uma mesa de frios e comidas árabes preparada pela dona Vera e dona Boneca, e seus incríveis vinhos das safras 2004, 2005 e 2008.


A qualidade dos vinhos da Cavas do Vale já foi apresentada diversas vezes pela Adega do Chamon, e comprovada pelos confrades do Clube de Compras Coletivas espalhados pelo Brasil. Vinhos de guarda, complexos. Os enófilos presentes avaliaram e aprovaram o trabalho da vinícola.


A semana se encerra, depois de tantas atividades, reforçando que o trabalho no mundo do vinho é também uma forma de fazer amigos, apreciar as boas coisas da vida, e brindar, agradecendo a oportunidade e viver momentos como estes.


Obrigado aos amigos e amigas. Convido – os a retornar.