Muitos são os momentos de alegria vividos junto a amigos do Rio Grande do Sul, e esta foi mais uma destas noites memoráveis na residência do confrade Edson Perotoni. Presentes, além do anfitrião, minha mãe – dona Boneca, o amigo Elenir Cesca, proprietário da vinícola Santa Bárbara, e vários outros novos amigos que conheci na ocasião.


Com um show de recepção oferecida por Edson, marca registrada do povo gaúcho, degustamos excelentes vinhos nacionais, sobretudo os elaborados por Elenir Cesca, um vinhateiro que desde novo aprendeu a arte de elaborar vinhos e espumantes finos de qualidade. Também tive a grata surpresa de degustar um bom vinho da empresa Gran Legado e um ótimo espumante da vinícola catarinense Abreu & Garcia, do enólogo Leonardo Ferrari.


Nesta noite marquei com Cesca uma visita, no dia seguinte, à sua vinícola, em Garibaldi, para degustar vinhos em elaboração, ou prontos de safras passadas, que ainda não estavam engarrafados. Foram diversos exemplares surpreendentes e que, em breve, causarão a mesma impressão a muitos enófilos. Desconhecida do grande público, a Santa Bárbara produz um portfólio diversificado de vinhos e espumantes estruturados, destinados a consumidores exigentes.  


Por esta junção de momentos, apresento nesta matéria fotos da degustação na residência do amigo Edson e da vinícola Santa Bárbara.