Degustação Merlot 2012: 21/04/2018

Degustação Corte 2013: 06/04/2018

Dois vinhos, duas propostas, uma mesma vinícola e a certeza de muitos bons momentos acompanhados deste incríveis exemplares nacionais. Apresento aos amigos e leitores os vinhos que este mês são os escolhidos dos confrades do Clube do Adega do Chamon!


                               



MERLOT CAPOANI  2012


Coloração vermelho rubi de intensidade média, mostrando o alo claro de um vinho relativamente envelhecido. Nos aromas frutas vermelhas, pretas e  secas, e leve toque da madeira, o que me agrada. Na boca a surpresa positiva  ocorreu não pela maciez dos taninos, natural de um Merlot bem feito e com alguns anos de vida, mas pela acidez viva e potente. Basicamente o vinho se mostra com duas características distintas: muito pronto em taninos, mas ainda jovem em ácidos, sendo o potencial gastronômico o seu ponto alto. 

 


CORTE 2013 MERLOT / TANNAT 2013


6 meses de madeira, incrível equilíbrio entre estrutura e complexidade são as marcas deste vinho, o qual me impressionou pela qualidade. Cor rubi escura, certamente influenciada pela Tannat, Nos aromas levíssima madeira e frutas pretas e café. Na boca  taninos vivos e presentes da Tannat e a acidez positiva e gastronômica da Merlot. Um vinho extremamente complexo que muda aromas e sabores com o tempo de aberto. A união de duas cultivares opostas deixou este vinho muito interessante, uma excepcional surpresa, mostrando que o Brasil pode fazer grandes assemblages.