Data da Publicação: 28/05/2018

O vinho é motivo de comemorar, sempre! 2000 rótulos diferentes é motivo para uma grande festa, e claro, com vinho.


Os membros da Confraria do Clube do Papo de Juiz de Fora MG se reúnem às quartas-feiras para degustar bons vinhos, apreciar boa gastronomia e papear. Ao longo dos anos foram degustados 2000 rótulos distintos, nacionais e importados. Para comemorar a amizade e esta incrível marca, um jantar festivo com amigos e familiares ocorreu no Clube do Papo, na noite do dia 18 de maio de 2018.


Comprovando o respeito que o vinho e o espumante brasileiro vêm alcançando junto a enófilos que conhecem a sua qualidade, tive a honra de ser convidado para apresentar produtos de micro e pequenas vinícolas do Brasil, repassando um pouco da minha experiência com a viticultura e a enologia nacional, bem como, apresentar os projetos que desenvolvo pela Adega do Chamon.


Dada a minha relação de amizade com dezenas de produtores nacionais, alterno as empresas que apresento nos eventos para os quais sou convidado, e para esta ocasião reuni 8 rótulos distintos, de sete vinícolas e o exemplar Merlot 2017 do projeto de vinificação que realizo para mais de 200 enófilos de vários estados:






Vinícola Valmarino: ESPUMANTE BRUT CHAMPEGNOISE 2014

Vinícola Don Cândido: CHARDONNAY 2017

Vinícola Fazenda Santa Rita: PINOT NOIR 2015

Vinícola Quinta Don Bonifácio: TANNAT 2007

Vinícola Barcarola: TEROLDEGO  2014

Vinícola Capoani: CORTE TANNAT / MERLOT 2013

Adega do Chamon: Merlot 2017

Vinícola Calza: ESPUMANTE NATURE 2013


Todos os exemplares cumpriram com o seu papel de enaltecer esta noite para enófilos que sabem apreciar o que de melhor temos no Brasil. Um grande sucesso!!


Agradeço aos amigos a oportunidade e os parabenizo pela iniciativa de reunir tanta gente bacana para celebrar, com o vinho e o espumante nacional, esta grande festa enogastronômica.


Desejo muitos anos de vida e muitos rótulos mais a todos os confrades da Confraria do Clube do Papo.


Até a próxima. Tim-Tim!!