Nos últimos dias 30 e 31 de maio de 2018 estive em Serra - ES para participar da primeira edição da Feira Vinho e Gastronomia, no Centro de Eventos Steffen. Ildo Steffen, proprietário, acreditou no potencial da união da boa gastronomia e vinhos de qualidade, e trouxe um novo formato de evento para a cidade. Sua aposta foi certeira, comprovada pelo sucesso da feira em seu primeiro ano!


O evento teve palestras de Jorge Lucki, personalidade conhecida internacionalmente, que falou sobre as atualidades no mundo do vinho no Brasil e no exterior e Franklin Pinheiro, professor de enogastronomia e sommelier da ABS. Alto nível!!


Recebi o convite para falar sobre os vinhos e espumantes brasileiros e conduzi duas degustações técnicas de rótulos nacionais de micro e pequenas vinícolas. Dois dias compartilhando com os amigos, enófilos e amantes do vinho, um pouco do aprendizado destes últimos 28 anos. Um momento especial para mim!


A amizade com donos de vinícolas construída ao longo dos anos me possibilita diversificar os vinhos e espumantes que apresento em diversos eventos deste tipo no Brasil, tendo a oportunidade de divulgar as marcas e os produtos destes parceiros. Para a Feira Vinho & Gastronomia as vinícolas e os vinhos apresentados foram:


• Espumante Brut 2012 – Quinta Don Bonifácio (oferecimento Adega do Sul)
• Espumante Brut 2010 – Estrelas do Brasil
• Chardonnay Dádivas 2016 – Lidio Carraro (vinho cedido pela Uvino)
• Rebo 2014 – Barcarola
• Merlot 2013 – Terragnolo (oferecimento Adega do Sul)
• Tannat 2010 – Gheller
• Teroldego 2014 Cepas Selecionadas – Larentis
• Cabernet Sauvignon 2012 e Corte Cabernet Sauvignon/Merlot 2012 – Soliman


Por fim, dois rótulos de vinificação própria dos meus projetos de vinificação em grupo:


• Cabernet Sauvignon 2017 – Adega do Chamon
• Merlot 2017 – Adega do Chamon


A qualidade dos produtos foi enaltecida pelos participantes, mostrando que o Brasil elabora vinhos e espumantes de qualidade técnica mundial, e os enófilos que se dispõem a conhecer, comprovam. Os que insistem em desprezar não devem ser levados em conta.


Por ser capixaba, foi uma alegria estar no Espírito Santo, grande consumidor de vinhos e espumantes finos, para participar deste evento que abre as portas para os vinhos do Brasil, e nos permite levar ao conhecimento de muitos enófilos estes produtos, bem como, divulgar o trabalho que desenvolvo pela Adega do Chamon.


Agradeço aos organizadores do evento, Ildo Steffen e Gerson Furlani, a confiança e a oportunidade. Parabenizo e espero ajudar no sucesso das próximas edições da Feira Vinho & Gastronomia.


Até a próxima. Tim-Tim!!