Degustação: 07/04/2018

Os parreirais da Capoani ficam em Monte Belo do Sul, clima perfeito para se colher uvas com maturação ideal para elaborar todos os tipos de espumantes.


Elegantes, complexos e equilibrados, marcas dos espumantes desta vinícola. Os Brut mais jovens, dado o maior açúcar residual possuem maior acidez para equilíbrio, mas adquirem elegância e maciez pelo contato com as leveduras e pela vinificação com uvas de boa qualidade. Pratos gordurosos como a feijoada, ou ácidos como a moqueca capixaba, frutos do mar na praia ou na piscina, ou numa reunião com amigos e família.

 
Os mais antigos exigem experiência do enófilo para entendê - los, pois o envelhecimento evolui os aromas e sabores a uma complexidade e tipicidade totalmente diferente da potência refrescante e perlage intenso de espumantes jovens. Leveza, elegância, suavidade e untuosidade pelo contato com as leveduras, que também aportam aromas de padaria, juntam-se às frutas brancas maduras e secas advindas dos ésteres liberados pelos ácidos salinizados e esterificados. Para meu estilo, devem ser harmonizados com pratos elegantes, leves e macios, de carnes brancas ou frutos do mar, em um local tranquilo para a sua degustação.