A convite do amigo Felipe Machado, jornalista da Rádio Difusora 890 AM, e com a aprovação do responsável pelo encontro, sommelier Vinícius Santiago, participei de uma degustação de exemplares da cultivar Tannat, no Cobo Wine Bar, em Bento Gonçalves – RS. Um local aconchegante, com excelente carta de vinho e pratos, um grupo de enófilos ávidos por conhecimento, e um sommelier competente técnica e oralmente para repassar os ensinamentos ao grupo, fizeram da noite um momento prazeroso de imersão no mundo do vinho.


À disposição dos participantes, 8 exemplares  da cultivar francesa, 5 brasileiros, 2 uruguaios e 1 francês. Reconhecida por gerar vinhos encorpados, complexos e bastante escuros, dada a sua grande concentração de antocianas, polifenóis e ácidos, cada exemplar apresentou-se com bastante qualidade, conforme suas características de terroir, estilo de vinificação e tempo de maturação.


Assim como todos os presentes, tive minhas predileções de acordo com meu paladar, entretanto, a seleção muito bem feita garantiu que todos os vinhos fossem de elevada qualidade de vinificação, não havendo exemplares defeituosos que comprometessem a sua avaliação.


Com relação à condução da degustação, o experiente sommelier Vinícius Santiago confirmou a importância que este profissional tem de divulgar e ensinar o consumo do vinho e do espumante no Brasil, buscando novos consumidores e atiçando o desejo dos que iniciaram neste delicioso mundo. Era visível a satisfação dos presentes em fazer parte daquele momento, e de receber novos ensinamentos sobre a cultivar e os vinhos, demonstrando que é um equívoco achar que as pessoas não querem aprender as técnicas de degustação.


Como para mim um bom vinho exige uma boa comida, pois ambos se realçam, pedi uma deliciosa bruschetta italiana tradicional que harmonizou perfeitamente com os exemplares avaliados.


Vinhos degustados


·  Petit Torus Madiran AOC 2012 - Vinícola: Vignobles Brumont – França

·  Valdemiz Reserva Tannat 2005 - Vinícola Monte Reale – Flores da Cunha - RS – Brasil

·  Don Pascual Reserva Tannat 2015 - Vinícola Juanicó – Uruguai

·  Microvinificação Tannat 2015 - Vinícola Weber – Crissiumal – RS - Brasil

·  Vinhas Velhas Tannat 2015 - Vinícola Miolo – Bento Gonçalves – RS -  Brasil

·  Marcus James Tannat 2015 - Vinícola Aurora – vinificado no Uruguai

·  Rastros do Pampa Tannat 2014 - Vinícola Guatambu -  Campanha Gaúcha – RS – Brasil

·  Fabian Licor de Tannat - Vinhos Fabian – Nova Pádua – RS – Brasil

·  Casa Venturini Tannat 2014 - Vinícola Casa Venturini – Flores da Cunha – RS – Brasil

(finalizando o jantar com este ótimo exemplar oferecido por Felipe Machado – comprado no restaurante)



Até o nosso próximo encontro!!