Estive em Vitória aproveitando o feriado de 15 de novembro, e diversos foram os momentos em que degustei vinhos e espumantes brasileiros com os amigos de lá. O primeiro foi com as integrantes da Confraria Clube dos 5, pois o amigo Heclair Pimentel estava em viagem, ficando para mim a obrigação de substituí-lo junto às meninas Cláudia Müller, Soraya Colino, Larissa Memelli e Fernanda Thompson. A “reunião” ocorreu na residência de Cláudia, aonde unimos boa bebida e ótimos pratos, como moquequinha de siri, antepastos, embutidos e queijos, numa noite diversificada de sabores e aromas.


Os Vinhos

Em seguida a incógnita da noite, pois este último exemplar nacional começou, na minha avaliação, decepcionante, mas com final excelente. O Gran Reserva 2008 da vinícola X Décima, de Caxias do Sul, um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Cabernet Franc e Petit Verdot, logo após de aberto apresentou uma mescla de aromas desagradáveis de ureia e compostos enxofrados. Acredito que tais características de amônia e enxofre resultam de deficiência de nitrogênio durante a fermentação alcoólica, exigindo que as leveduras utilizassem aminoácidos com radicais amônio e sulfurados para sua reprodução e metabolismo. Por serem compostos muito voláteis, é comum estas moléculas se desprenderem com a oxigenação e estes aromas negativos acabarem depois de aberta a garrafa, e foi exatamente o que aconteceu. Aos poucos estas notas reduzidas deram lugar a aromas de frutas negras, baunilha e tostado, com uma boca encorpada, ótimos taninos e acidez. A sensação negativa inicial prejudicou a performance do vinho, mas o seu final confirmou se tratar de um grande vinho, que deve ser decantado para melhor se apresentar.



Agradeço o carinho das meninas da Confraria Clube dos 5, que assim como tantas outras pessoas, valorizam o meu projeto de me tornar um Viticultor e Enólogo. Conheço inúmeros grupos de vinho em Vitória e em outras regiões do Brasil, mas nenhum deles é tão simpático e charmoso como esta reunião de 1 (um) amigo e 4 (quatro) amigas.



Até nosso próximo encontro!!!