Quem teve a oportunidade de estar em uma região vitícola no mundo, sabe que se trata de um cenário deslumbrante, pois os parreirais a perder de vista são lindos, ficando ainda mais belos durante a colheita. Tive a oportunidade de conhecer alguns destes locais no Brasil e no exterior, e um dos mais belos é o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves – RS. Foram inúmeros verões (vinha de Vitória para o RS) participando por alguns dias da vindima (colheita e vinificação), um período especial para milhares de famílias que se unem ao ciclo das videiras. Residindo no Vale dos Vinhedos participo de toda a safra, que ocorre do fim de dezembro a março, deslocando-me de uma vinícola a outra para ajudar e aprender com amigos viticultores e enólogos.


Os parreirais da vinícola Larentis estão entre os mais bonitos, ao lado da cantina, o que possibilita ao visitante degustar os vinhos e espumantes apreciando a vista encantadora. Foto: Senhor Cilo Larentis, patriarca da família, ainda trabalho na colheita junto com a família (André Larentis)


Por ser uma pequena empresa, a Larentis vende a maior parte de sua produção diretamente aos clientes que a visitam, sendo fundamental o desenvolvimento de atividades que recepcionem os turistas e enófilos para a degustação dos vinhos e espumantes. Como amigo da família, sei que mais do que um evento comercial, a Colheita Noturna possibilita com que eles compartilhem a história da família e seu trabalho com os presentes. É um misto de orgulho e realização, aliada à divulgação da vinícola e da prosperidade do negócio.


RECEPÇÃO, FAMÍLIA e ROTEIRO


O evento tem início às 18h com uma recepção de espumantes, em seguida André Larentis, enólogo da empresa, apresenta a família e faz a primeira visitação aos parreirais e à cantina, com uma breve explicação sobre o manejo da videira e da vinificação. Este momento ainda é feito com a luz do dia, pois a noite só cairá por volta das 20h.



O VINHEDO E A CANTINA – A união entre a Viticultura e a Enologia


Se você já ouviu a máxima de que um grande vinho somente é elaborado a partir de uma grande uva, acredite, pois, na minha opinião, é a grande verdade que existe na enologia. Todos os demais processos, métodos e técnicas complementam esta premissa inicial. Por isso os Larentis dão atenção especial aos seus vinhedos, os responsáveis pela qualidade final dos seus produtos.


Somos direcionados ao parreiral e ouvimos informações sobre o manejo da videira e as propriedades a serem alcançadas nas uvas, como grau de açúcar, medido pelo refratômetro digital e pela degustação do enólogo, que por experiência avalia o teor de açúcar, acidez e polifenóis, definindo o melhor momento da colheita, conforme a uva.


Na cantina o processo de vinificação é explicado, desde a recepção das uvas brancas e tintas, que serão desengaçadas, prensadas ou esmagadas, obtendo-se o mosto, destinado aos tanques de fermentação. André oferece aos visitantes um vinho tinto diretamente do tanque de armazenamento, uma experiência inusitada para muitos. Mesmo enófilos experientes empolgam-se com o momento.


A COLHEITA NOTURNA E A FESTA DE ENCERRAMENTO


Ao anoitecer somos preparados para a colheita, em duplas, recebendo uma caixa, tesouras, aventais e luminárias, e devidamente vestidos escolhemos uma parte do parreiral e o trabalho se inicia. Espalhadas pelas videiras as luzes se assemelham a vagalumes, tornando o cenário ainda mais bonito, e as risadas que ecoam confirmam a alegria dos presentes de participar desta colheita “simbólica”. Ao enchermos a caixa, devolvemos os equipamentos e passamos à degustação dos vinhos e espumantes, acompanhados de polenta, grostoli, queijos, salames e pão, uma confraternização que torna o momento ainda mais inesquecível. O primo Marcos Paulo que me visitava ficou impressionado com a beleza do momento, assim como todos os demais.



Se estiver na serra gaúcha no período da colheita, que ocorre no verão, faça contato com a família Larentis, pessoalmente ou pelo site www.larentis.com.br, e faça sua inscrição para participar desta bonita confraternização.


Até nosso próximo encontro !!!