Conhecida pelo turismo enológico, a Serra Gaúcha também oferece aos seus moradores e visitantes o turismo esportivo e ecológico, com passeios ciclísticos, caminhadas em trilhas, e passeio fluvial, proporcionados pelas suas montanhas, florestas e rios. A cidade de Bento Gonçalves apresenta uma nova opção, o Capitano Brutus, instalado a 500 metros da Ponte Ernesto Dorneles (conhecida como ponte do Rio das Antas), no Vale do Rio das Antas, com modalidades do turismo náutico, aproveitando, de maneira responsável, um dos mais bonitos ecossistemas da região.

 

Ponte do Rio das Antas


Fui convidado pelo proprietário, o empresário Igor Masutti, para conhecer e apresentar o empreendimento aos amigos que acompanham a Adega do Chamon. Há anos navegando no Rio das Antas, ele idealizou um projeto que respeita o meio ambiente e proporciona esporte e aventura. O percurso de 23 km do Vale dos Vinhedos, onde resido, até o Capitano Brutus, foi feito em minha moto.

 

Eu e minha mãe descendo a serra de moto.


CAPITANO BRUTUS: INFRAESTRUTURA E ATRAÇÕES  


Bela, agradável e funcional, assim é a área física do Capitano Brutus, que convive em harmonia com o meio ambiente ao seu redor. Uma marina para barcos, um restaurante na parte superior, um confortável lounge, 4 vestiários com guardadores, e uma rampa e um trilha, compõem a infraestrutura do local.

Há opções para todos os gostos, desde as aventuras emocionantes às tranquilas, dedicadas aos que desejam relaxar e apreciar a paisagem. O passeio de lancha pode ser feito em 40 ou 60 minutos, com ou sem emoção, a boia puxada pela lancha pode ser individual ou duas pessoas, a banana boat, muito comum nas praias, é ótima para grupos, e o caiaque e o wakeboard para quem realmente tem pique de esportista.

 


TRILHA E RAMPA


Uma rampa atrás dos vestiários liga a área física ao rio das Antas, o que facilita a colocação na água dos instrumentos usados nas atividades. Do mesmo local sai uma pequena trilha para o ancoradouro, no qual fica a lancha que leva os visitantes para o passeio. Igor nos convida para este percurso.



O PASSEIO ATÉ A BARRAGEM DA HIDRELÉTRICA 14 DE JULHO


Antes de descrever este momento especial, é importante ressaltar a nossa impressão sobre a segurança e tranquilidade do passeio. Como visto na foto, o colete salva vidas permanece com o visitante ao longo de todo o trajeto, e como o rio não é muito largo, a lancha está sempre numa distância relativamente pequena da borda, não sendo difícil direcionar a lancha, nova, para uma das margens, em caso de necessidade. Em nenhum momento nos sentimos inseguros no passeio.

Outra questão que causa preocupação é a possibilidade de as pessoas se sentirem enjoados por causa do balanço da lancha. Como as águas do rio das Antas parecem um tapete, a lancha não faz nenhum movimento para cima e para baixo. Eu disse a Igor que a sensação era de  estar em minha poltrona assistindo televisão. Assim, a única tarefa foi aproveitar o momento maravilhoso junto à natureza.




0


Convido os moradores da região e turistas para conhecerem o Capitano Brutus  e enviarem as fotos e o relato da experiência, que certamente será ótima. Como é perto de Bento Gonçalves, é possível encaixar o passeio em uma manhã ou tarde, e depois apreciar tudo mais que a região oferece, sobretudo as vinícolas e os vinhos, não é mesmo!!!


Divirtam-se e até o nosso próximo encontro.



Informações:

Estrada Vicinal Passo Velho 1120, Rio Das Antas, Bento Gonçalves, RS
Telefone:(54) 9151-1542