O teresinense Kadu Sommelier, como é chamado no segmento profissional, veio para o Rio Grande do Sul fazer história, em um dos mais charmosos hotéis do Brasil, o SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves. Formado pela Associação Brasileira de Sommeliers – RS, Kadu é responsável pelo serviço do vinho e suas harmonizações no hotel.


Kadu nos dá a honra de apresentar aos leitores da Adega do Chamon, algumas de suas análises.


Cabernet Franc Valmarino Ano XX


O confit de canard ou confit de pato, quer dizer o pato cozido lentamente na própria gordura. A carne de pato tem uma tendência a ser seca, e preparada assim ela mantem todo o suco, fica macia, desmanchando. A sugestão de sexta-feira foi guarnecida com maçã assada no mel para dar um toque agridoce ao prato.


O vinho escolhido para harmonizar com esse prato foi um Cabernet Franc. Uma casta francesa, que compõe o tão famoso corte bordalês. Origina vinhos de corpo leve, com aromas frutados e notas herbáceas e de especiarias.


A vinícola Valmarino localizada no município de Pinto Bandeira, tem como vinho icônico seu Cabernet Franc. Vinho tinto de coloração vermelha com tons violáceos, límpido e brilhante. Com Aroma elegante e complexo aparecendo especiarias com notas de pimenta preta, café, chocolate e tostado da madeira.  Seu paladar é intenso proporcionado pela boa acidez, seu corpo é leve e aveludado pela presença de taninos finos.


Os aromas do vinho aliados ao sabor marcante e delicado do pato junto ao sabor agridoce da maçã dão complexidade à experiência enogastronomica, por similaridade. O contraste fica por conta da acidez jovial, unida aos taninos macios e mais discretos diante da untuosidade delicada do pato.


Uma bela harmonização da gastronomia clássica francesa com um belo vinho nacional.


Moscato Gialio Don Guerino


Salada Caprese com berinjela. Uma releitura da clássica salada italiana, a base de tomate, mozzarella de búfala e manjericão. Que além de super tradicional ainda remete as cores da bandeira da Itália. Além dos ingredientes acima citados a berinjela é acrescentada e agrega em sabor e uma leve picância. O vinho da harmonização foi o Moscato Giallo da linha Sinais da Vinícolas Don Guerino, localizada no município de Alto Feliz, na Serra Gaúcha. Este rótulo apresenta coloração amarelo claro com reflexos esverdeados. Possui uma alta intensidade aromática com notas a flores brancas, papaia, e frutas tropicais.


O caráter herbáceo da salada completa - se com os aromas perfumados do vinho, a leveza de ambos, o frescor da bebida e a acidez do tomate entram em perfeita harmonia por similaridade. O contraste fica por conta da untuosidade e textura da mozzarella e a acidez do vinho. Tornando a experiência gastronômica perfeita e surpreendente.


#sommelierprofissional #absrs @vinicolavalmarino #spadovinho #jantarharmonizado