Não é novidade que o Brasil está entre os melhores quando o assunto é espumante. Grandes e pequenos produtores, aliam técnicas, tecnologia e muita paixão ao elaborar uma bebida que agrade ao mais exigente enófilo. O resultado de tanta dedicação pode ser conferido, quase todos os dias, na mídia especializada, onde os espumantes brasileiros são destaques em grandes concursos e degustações realizados pelo mundo.


Os amigos e leitores da Adega do Chamon, entusiastas do vinho nacional, sempre compartilham seus bons momentos, e o amigo José Francisco A. Polonini, de Vitória-ES, nos enviou fotos e suas impressões do Batalha Nature Chardonnay, da Vinícola Batalha, que fica na Região da Campanha – RS.


Para José, sendo elaborado pelo método tradicional, com passagem por barrica de carvalho francês em sua primeira fermentação, resultou em um produto estruturado, com aromas de padaria e iogurte.


“O Brut dele também é muito bom. Mas o Nature é excepcional. Comparei com um dos estrelados nacionais e não deixou a desejar.  Principalmente pelo preço.”