Data: 27/07/2018

Em 2016 nasceu o projeto Adega do Chamon de Vinificação em Grupo, e a busca por parcerias com ótimos profissionais, do viticultor à entrega dos exemplares, e a participação de centenas de enófilas e enófilos que acreditaram em nosso trabalho, confirmam o sucesso alcançado. Hoje, ao degustarmos os vinhos, a alegria e o orgulho são imensos, com a certeza de que a dedicação e empenho valeram a pena!


Na véspera de lançar o convite para a montagem do Projeto Vinho Safra 2019, eu e Daniel Garbin, amigo, enólogo e sócio neste trabalho, na manhã do dia 26/07/2018, tivemos o prazer de receber na vinícola Mena Kaho, os confrades do projeto Fernando Machado e Orlando Carvalho, de Macaé – RJ, e o advogado e escritor da história do vinho fino no Brasil, Rogério Dardeau, para a degustação/avaliação dos vinhos das safras 2017, entregues aos membros em junho último, e os 2018 em elaboração em tanques e barricas.


Apresentar estes vinhos, os primeiros de muitos, é uma sensação incrível, pois o que era um hobby, uma paixão, ao longo de quase três décadas, tornou – se realização pessoal e profissional, com o reconhecimento de enófilos que valorizam e defendem os vinhos do Brasil.


Livres para julgar e avaliar, digo aos amigos leitores que o resultado foi o melhor possível, sendo a boa qualidade dos vinhos confirmada pelos degustadores em palavras e mensagens no grupo de vinificação (APP de conversas).


Vinhos elaborados:


• 2017: Rosé de Barbera Piemonte;
• 2017: Tintos: Barbera Piemonte varietal, Cabernet Sauvignon, Merlot e Corte de 50% de Barbera Piemonte, 25% de Merlot e 25% de Cabernet Sauvignon;
• Em elaboração 2018: Rosé de Cabernet Sauvignon e tintos das cultivares Barbera Piemonte, Tempranillo, Touriga Nacional, Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat.
• Cortes 2018: 2 a 4 cortes serão ainda realizados.

Agradeço a presença de Orlando e Fernando, entusiastas dos vinhos e de nossos projetos, e a Rogério Dardeau, pessoa ilustre, famosa, que apesar da lotada agenda em Bento Gonçalves, onde veio palestrar no 1° Encontro Nacional de Confrarias, prestigiou – nos com humildade e respeito.


Assim como estes amigos, os membros de nossos projetos e todos que desejarem degustar e conhecer nosso trabalho serão sempre muito bem-vindos!


Clique aqui para conhecer este e outros projetos da Adega do Chamon!


Até a próxima!!!


*Clique na imagem para ampliá-la!