Fico feliz pela grande quantidade de amigos que tenho na Serra Gaúcha, entre os quais se destacam César Luiz Pretto e Maria Marconi Pretto, os quais, tenho a pretensão de dizer, “adotaram”-me como irmão. Os momentos que passo no sítio do casal, no Vale dos Vinhedos, são especiais, e assim não poderia deixar de ser a comemoração, mesmo que atrasada, do aniversário de César. Na companhia do filho Rafael Pretto e de sua esposa Mariana, Larri e Vera Larentis, e Vilmar Bettú, a noite foi regada a boas conversas, comida e, claro, excelentes vinhos brasileiros.



Os vinhos da noite.

Por fim, após o jantar, o estilo Amarone 2010 Luiz Petroli, da vinícola Barcarola, o qual coloquei no decanter às 17h para ser degustado após às 22h.


Elaborado conforme o método tradicional dos vinhateiros do Vêneto na Itália, aonde César Petroli, enólogo responsável, cursou enologia e aprendeu a técnica, a passificação da variedade Rebbo (na Itália são a Corvina Veronese, Rondinella e Molinara) é feita em esteiras pelo período de um a dois meses, conforme as condições do tempo e do vinho a ser elaborado (tipo Amarone ou Licoroso). Dada a alta concentração de açúcar final da uva (pós-secagem, atingem de 26 a 29° Brix), tem-se um vinho com maior graduação alcoólica e açúcar residual, porém, para se manter o equilíbrio, esta vinificação gera um vinho encorpado em taninos e ácidos, macio, untuoso, equilibrado.


Aromas de frutas negras maduras (jaboticaba, ameixa preta, amoras), chocolate e trufas (penso que os aromas terciários de especiarias e frutas secas virão com o tempo), harmonizou bem com uma cuca, pão doce típico do sul do Brasil, improvisado como bolo de aniversário. Dadas as suas características, para mim não é um vinho gastronômico, devendo ser degustado como um aperitivo, ou até acompanhando uma sobremesa não muito doce. Tive a oportunidade de degustar grandes Amarones italianos, e garanto aos especialistas no estilo, que este exemplar os deixará surpresos.


Agradeço aos anfitriões e amigos presentes pelo carinho e amizade de sempre, em mais um momento memorável, acompanhado de grandes vinhos e espumantes do Brasil.



Até nosso próximo encontro!!!