Durante o período da safra da uva, que ocorre no verão, diversos eventos celebram a colheita e a produção dos vinhos, espumantes e sucos na Serra Gaúcha. Uma das mais tradicionais é a Festa da Vindima do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.


Neste ano de 2016 a programação começou com uma palestra do produtor Rogério Valduga, da vinícola Torcello, no Hotel Villa Michelon. Ele apresentou técnicas de degustação e explicações sobre o vinho a uma plateia bastante interessada. 



A programação continua no pavilhão de eventos da Comunidade 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos. O público é recebido com a pisa simbólica das uvas pela rainha e princesas da colheita. Tentei tirar boas fotos, mas não consegui. É um momento muito especial e todos querem participar.






Uma cerimônia religiosa prepara o público para a grande festa que está por vir. Crianças e produtores levam ao altar alimentos e bebidas como agradecimento pela colheita que lhes dão o sustento. É impressionante a organização e a disponibilidade de bebida e comida para todos. É bonito ver a alegria dos participantes em torno da uva e do vinho, demonstrando o respeito que os descendentes dos italianos e visitantes têm por tudo que eles proporcionam. Mesas com guloseimas espalhadas pelo pavilhão, vitivinicultores oferecendo os seus vinhos, e muita música completam este maravilhoso momento.



Este clima de descontração e alegria permanece ao longo de todo o evento, e claro, com o andar das horas e das degustações, a animação dos participantes segue ainda mais o ritmo dos grupos musicais que se apresentaram, como o coral de canções italianas da época da imigração, relembrando a história dos antepassados.


A última apresentação foi da Natália Sitinieviski, 14 anos, com sua gaita. Seu pai, o amigo Natálio, ressalta que ela ainda é uma estudante, mas para mim e demais presentes, ela é uma especialista, pois mesmo estando quase no fim da festa, levantou todos da cadeira, transformando o salão em uma única festa.




Foram uma bela tarde e noite. Mas não pensem que estas festas acontecem somente na vindima. Ao longo do ano, as comunidades de toda a Serra Gaúcha celebram sua história e sua cultura, com festas temáticas que merecem ser visitadas.


Acompanhem a Adega do Chamon. Apresentarei todas que participar.